O jurista Manoel Valente Figueiredo Neto

Compartilhe:
O jurista Manoel Valente Figueiredo Neto
Imagem: Divulgação/Manoel Valente

Manoel Valente Figueiredo Neto (São Luís, Maranhão, 2 de maio de 1986)

Manoel Valente é Registrador de Imóveis e professor no Doutorado e Mestrado em Direito da Universidade de Caxias do Sul – RS.

Informações pessoais:

Data de nascimento: 02/05/1986
Cidade natal: São Luís, Maranhão
Cidade onde mora atualmente: Caxias do Sul, RS
Estado civil: solteiro
Nome do pai: Hélio Araújo
Nome da mãe: Rita Neuma Gomes Figueiredo

Sobre Manoel Valente:

Jurista, professor e escritor que já publicou diversos livros, entre eles: Sistema Constitucional Tributário e Propriedade Privada Imóvel no século XXI.

Continue depois da publicidade

Um dos livros do doutor Manoel Valente é produto de suas teses. Trata-se do trabalho que o jurista apresentou ao Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza, em pesquisa de trabalho de doutorado em Direito Constitucional, concluído no ano de 2015. Nos estudos em destaque, Manoel defende a propriedade privada como condição humana e direito natural, sob o prisma da manifestação jurídica.

Para mais, Manoel Valente Figueiredo Neto obteve aprovações em dezenas de concursos públicos, incluindo aprovação para registrador de imóveis do Rio Grande do Sul, RS e aprovação para professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, na Faculdade Nacional de Direito. Foi laureado no Doutorado em Direito Constitucional e foi laureado no Mestrado em Políticas Públicas.

Devido à notoriedade de seus estudos, Manoel Valente Figueiredo Neto foi reconhecido pelas maiores universidades do mundo, sendo autor catalogado por Harvard, Oxford e Yale e referenciado pela Biblioteca da Alemanha.

Manoel Valente Figueiredo Neto iniciou, no ano de 2019, suas atividades docentes na Universidade de Caxias do Sul – uma instituição de ensino superior da região nordeste do Rio Grande do Sul. Trata-se da maior universidade em número de alunos do Estado; ela conta com unidades nas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Canela, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata e São Sebastião do Caí, oferecendo mais de cento e cinquenta opções de ingresso, em nove áreas diferentes do conhecimento. Nos anos de 2017 e 2018, a instituição foi listada pelo ranking da Folha de São Paulo como a sexta melhor universidade privada do País.

História familiar:

Manoel Valente Figueiredo Neto é neto de Manoel Valente de Figueiredo, condecorado em 1980 o maior produtor de arroz do Brasil, e bisneto do português Augostinho Valente de Figueiredo, oriundo de uma rica e tradicional família portuguesa da região de Sintra, Portugal. Seu pai, Hélio Araújo, é bacharel em Direito, Administração e Economia, sendo empresário e professor. Sua mãe, Rita Neuma Gomes Figueiredo, é professora.

Formação acadêmica:

Universidade de Fortaleza – UNIFOR
Curso Doutorado em Direito Constitucional
Data de início 01/08/2012
Data de finalização 27/11/2015
Universidade Federal do Piauí – UFPI
Curso Mestrado em Políticas Públicas
Data de início 21/01/2008
Data de finalização 10/03/2010

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Veja também:

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.