Muita gente está se perguntando quando vai ser liberada a consulta para o terceiro lote do Imposto de Renda. Afinal, um dinheiro a mais no bolso não faz mal para ninguém, não é mesmo?
Por esse motivo, hoje vamos responder a essa e outras dúvidas relacionadas à restituição, para que você saiba se deve ou não contar com esse alívio financeiro já no mês de julho. Leia até o final e não perca nada importante.
Quando libera consulta 3 lote restituição 2024?
A consulta do terceiro lote da restituição 2024 deve ser liberada no dia 24 de julho (quarta). Enquanto isso, os pagamentos para os contemplados nesse lote saem no último dia do mês, 31 (também uma quarta).
Assim sendo, se você ainda não recebeu a restituição, pode receber nessa fase.
Vale lembrar que a data limite para enviar a declaração foi dia 31 de maio, e quem perdeu o prazo, pode ter que pagar multa de 1% do imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.
Por outro lado, devido às fortes chuvas no sul, o Governo estendeu esse prazo até 31 de agosto para os contribuintes gaúchos moradores dos 336 estados atingidos.
Quem faz parte do terceiro lote do Imposto de Renda?
Quem faz parte do terceiro lote do Imposto de renda são os contribuintes prioritários que, por algum motivo, ainda não receberam no primeiro e no segundo. Dentre eles:
- Pessoas idosas com 80 anos ou mais;
- Pessoas idosas entre 65 e 80 anos;
- Professores e demais profissionais cujo magistério é sua principal fonte de renda;
- Pessoas com comorbidades e deficiências;
- Contribuintes que optaram por receber no PIX, cuja chave é o seu CPF e/ou quem optou por entregar a declaração pré-preenchida.
Além disso, também devem receber muitos dos demais contribuintes, os quais não se encaixam em nenhuma dessas categorias, mas que entregaram a declaração no prazo.
Como saber qual lote estou no Imposto de Renda 2024?
Para saber qual lote você está no Imposto de Renda, é preciso acessar o portal ou app da Receita Federal, usando seu login e senha da conta Gov.br. Em seguida, clicar em “Consulta Restituição”, inserir CPF e data de nascimento, e clicar em “Sou humano”. Então, basta clicar em “Consultar” e esperar o sistema mostrar o resultado.
Se estiver tudo certo com sua declaração, ela deve estar com o status: “Recebida. Em fila de restituição”. Após a liberação para consulta, se você for receber já no próximo lote, deve aparecer a data (31 de julho, no caso do terceiro) e a conta que você cadastrou para receber os valores.
A Receita ainda deve liberar, depois desse, mais dois lotes de pagamento de restituição aos contribuintes: um no dia 30 de agosto; e o último em 30 de setembro.
Portanto, se você não receber a sua agora, não se preocupe. Aliás, não esqueça de voltar aqui sempre, pois traremos em primeira mão, quando sair a liberação da consulta para os próximos lotes de restituição do imposto de renda.