A incontinência urinária é a perda involuntária de urina pela uretra. A origem desse problema pode variar, mas normalmente está associada à população idosa e com sobrepeso.
A incompetência urinaria feminina que corresponde a 85% dos doentes com esta patologia, por exemplo, pode levar a problemas a outros problemas de saúde, tais como infeções nos rins ou na bexiga. Infelizmente, trata-se de uma doença mal-entendida, por vezes subvalorizada, gerando impacto biopsicossocial relevante.
Embora a incontinência urinária possa afetar qualquer pessoa, é possível verificar uma maior incidência em certos casos:
– Idoso;
– Mulheres;
– Alterações hormonais consequentes de gravidez e menopausa;
– Doenças que comprimem a bexiga;
– Tosse crônica (em fumantes);
– Tumores malignos ou benignos;
– Quadros pulmonares obstrutivos que geram pressão abdominal;
– Gravidez ou parto;
– E obesidade.
“As respostas farmacológicas e outras técnicas cirúrgicas disponíveis permitem melhorar quase totalidade dos casos; por isso, a importância de mulheres procurarem o urologista assim que o problema se iniciar. Vale destacar, que as técnicas cirúrgicas de correção da incontinência urinária são relativamente simples e eficazes. Esse é um procedimento amplamente executado pela comunidade urológica com excelentes resultados”, conta o doutor Glauco Guedes, médico urologista.
Quais as diferenças entre a incontinência urinária de esforço e de urgência?
Incontinência urinária de esforço – essa incontinência é aquela em que as mulheres têm perdas involuntárias com pequenos esforços físicos, como por exemplo: com um simples ato de espirrar ou rir.
Outro tipo de incontinência urinária muito frequente é a de urgência – nesse caso a vontade de ir ao banheiro leva a perdas incontroladas de urina.
Pode ocorrer também a combinação dos dois tipos de incontinências destacadas acima, nesse caso, ela é considerada mista. Para cada caso, um tipo de tratamento específico.
Dr. Glauco Guedes – médico urologista – atende na cidade de Brasília, Distrito Federal. Quem quiser mais informações, ou tiver curiosidades sobre o trabalho dele, pode acompanhar o Instagram @guedes.glauco.
Clínica Evoluccy – Instituto de medicina:
Unidades Asa Sul – (61) 3532-5560
Unidades Asa Norte – (61) 32638100/ 3263-8051
Ele, também, atende nos Hospitais: Santa Lucia Norte, Santa Helena – Rede Dor e no Centro Médico Santa Helena.