Pular para o conteúdo

Bloqueio do BPC em 30 dias: faça isso para evitar este problema

Compartilhe:
Imagem onde mostra a logo BPC com uma chamada de atenção, representando Bloqueio do BPC em 30 dias: faça isso para evitar este problema
IMAGEM - Divulgação

O bloqueio do BPC em 30 dias vem preocupando os beneficiários. Além disso, recentemente o INSS emitiu um comunicado com relação à data limite para que esses cidadãos atualizem seus dados cadastrais e deem continuidade aos recebimentos.

Vale destacar que esse processo é obrigatório para todos os brasileiros que possuem o BPC e estão com dados desatualizados atualmente. Sendo assim, quem não fizer a atualização pode ter o benefício suspenso. 

Então, se você é beneficiário e quer saber o que fazer para evitar o bloqueio do BPC em 30 dias, basta ficar com a gente e acompanhar a leitura até o final, para não perder nenhum detalhe importante!

Saiba mais sobre o bloqueio do BPC em 30 dias 

Com o fim do prazo que o INSS estipulou para que os cidadãos atualizem seus dados cadastrais, a autarquia deverá fazer a suspensão de todos os benefícios de titulares que estão com informações desatualizadas. Sendo assim, quem depende do benefício precisa ficar atento a esse prazo, para não acabar sem a próxima parcela.

Segundo informações do Instituto Nacional do Seguro Social, das mais de 300 mil pessoas que tiveram o benefício bloqueado, somente cerca de 80 mil tomaram conhecimento, seguiram as instruções e retomaram seus benefícios em até 72 horas.

E isso significa que milhares de cidadãos ainda se encontram em situação irregular junto à autarquia. Esses cidadãos precisam regularizar sua situação, para reaver os pagamentos mensais referentes ao Benefício de Prestação Continuada.

Como desbloquear o benefício?

Atualmente, o processo de desbloqueio do BPC não ocorre nas agências do INSS, já que a autarquia só é responsável pelo pagamento. Porém, o benefício é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social, ou seja, se trata de um benefício assistencial do Governo Federal.

Dessa forma, para quem está enfrentando o bloqueio do BPC em 30 dias, graças a falta de atualização nos dados cadastrais, deve procurar uma unidade do CRAS mais próxima, para resolver o problema.

Nessa visita, o cidadão deve levar todos os seus documentos e fazer a atualização de seu cadastro. Com isso, o benefício deve ser desbloqueado e o cidadão voltará a receber já nas próximas parcelas. 

Bloqueio do BPC em 30 dias: quais os prazos do INSS?

Quem é beneficiário deve ficar atento ao prazo que o INSS está adotando para que esses cidadãos regularizem sua situação. Dessa forma, os prazos podem variar de acordo com as circunstâncias, seguindo as seguintes regras:

  • Para os beneficiários que a autarquia não conseguiu localizar, ou seja, não tomaram conhecimento da situação, o prazo é de bloqueio do BPC em 30 dias;
  • Para quem o INSS localizou, ou deu ciência, que reside em municípios com até 50 mil habitantes, o prazo de suspensão será de 45 dias;
  • Para quem a autarquia localizou (deu ciência) e que mora em municípios com mais de 50 mil habitantes, o prazo de suspensão será de 90 dias.

Dessa forma, isso quer dizer que, depois de constatar que seu nome está na lista que a autarquia divulgou em seu site, você terá os prazos que mencionamos acima para regularizar a sua situação. Assim, você pode evitar o bloqueio do BPC em 30 dias.

Depois de ir até o CRAS mais próximo e atualizar suas informações, você pode entrar em contato com o INSS e informar a realização do procedimento. Com isso seu benefício deverá ser desbloqueado.

Você pode contactar a autarquia por meio da Central de Atendimento no número 135. Ou se preferir, também pode acessar o aplicativo ou o site Meu INSS e clicar no ícone de revisão do BPC.

Uma outra opção é ir pessoalmente a uma das agências do Instituto Nacional do Seguro Social e pedir o desbloqueio do seu benefício. Por fim, vale destacar que um dos principais motivos do bloqueio do BPC em 30 dias é a falta do cadastro no CadÚnico. Então, sempre confira se as suas informações estão devidamente cadastradas no sistema. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Publicidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.