O calendário do INSS de agosto deve começar a rodada de pagamentos em poucos dias. Isso porque os beneficiários que recebem até 1 salário mínimo e tem o número do cartão terminando em 1, devem receber em 26 de agosto (uma segunda).
A partir daí, os pagamentos devem ser liberados de forma escalonada, de acordo com o número do cartão e valor do benefício previdenciário. Leia até o final e saiba todos os detalhes.
Como funciona o calendário do INSS?
O calendário de pagamentos do INSS organiza as datas de pagamento dos benefícios de acordo com o valor recebido e o número final do cartão de benefício, sem considerar o dígito verificador.
Para quem recebe até um salário mínimo, os pagamentos saem nos últimos 5 dias úteis do mês. Por exemplo, se o número final do cartão de benefício é 1, o pagamento acontecerá no primeiro dia útil desse período.
Já para quem recebe acima de um salário mínimo, os pagamentos são feitos nos primeiros 5 dias úteis do mês seguinte. Assim, se o número final do cartão de benefício é 1, o pagamento será realizado no primeiro dia útil do mês seguinte.
Essa divisão é importante para evitar sobrecarga no sistema bancário e garantir que todos os beneficiários recebam seus pagamentos de forma organizada e pontual. Além disso, o INSS disponibiliza o calendário de pagamentos anualmente, permitindo que os beneficiários se planejem financeiramente ao longo do ano.
Para consultar as datas específicas de pagamento, aliás, você pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS, ou ligar para a Central 135.
Pagamentos de agosto começam no dia 26
Como já vimos, há duas escalas de pagamentos dos benefícios do INSS, que se diferenciam conforme o valor da aposentadoria ou pensão previdenciária. Sendo assim, veja a seguir o calendário do INSS de agosto de 2024, de acordo com os números finais do cartão.
Para quem recebe até um salário mínimo
- Final 1: 26 de agosto
- Final 2: 27 de agosto
- Final 3: 28 de agosto
- Final 4: 29 de agosto
- Final 5: 30 de agosto
- Final 6: 2 de setembro
- Final 7: 3 de setembro
- Final 8: 4 de setembro
- Final 9: 5 de setembro
- Final 0: 6 de setembro
Calendário do INSS de agosto para quem recebe acima de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 2 de setembro
- Finais 2 e 7: 3 de setembro
- Finais 3 e 8: 4 de setembro
- Finais 4 e 9: 5 de setembro
- Finais 5 e 0: 6 de setembro
Como acessar o extrato de benefícios?
Se você precisar acessar o extrato de benefícios do INSS, pode usar o login único da conta Gov.br para acessar o Meu INSS, seja o site ou aplicativo. Por lá, você consegue ver todo o histórico de pagamentos, além do calendário completo do ano todo.
Vale lembrar que, se você for até a agência para sacar o benefício e ele estiver bloqueado, pode checar pelo Meu INSS o motivo do bloqueio. Se for falta de prova de vida, por exemplo, é possível realizar o procedimento por biometria facial pelo próprio aplicativo. Isso desde que sua conta Gov.br seja nível ouro.
Agora que você já sabe qual o calendário do INSS de agosto, fique atento às datas e saque seu benefício!