Está chegando o prazo final para fazer a comprovação de vida do INSS. Assim, quem é aposentado ou pensionista e nasceu no mês de novembro, deve fazer o procedimento que é obrigatório, até no máximo dia 29 deste mês.
Vale lembrar que a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social é obrigatória para os beneficiários e garante a continuação dos recebimentos. Com isso, a autarquia garante que os repasses serão apenas para quem realmente tem direito aos benefícios.
Então, se você é aposentado ou pensionista e quer saber mais sobre o fim do prazo para comprovação de vida, não deixe de ler até o final, pois vamos te contar tudo sobre o assunto. Boa leitura!
O que é a comprovação de vida do INSS?
O principal objetivo da comprovação de vida do INSS é confirmar que o beneficiário existe, de fato, e assim evitar possíveis fraudes e golpes nos pagamentos. E esse procedimento deve ocorrer todos os anos e pode ser feito de várias formas.
Sendo assim, para quem preferir, é possível ir presencialmente até uma agência bancária ou em uma das unidades da autarquia em todo o Brasil. No entanto, também existe a opção de fazer a comprovação de vida online através do aplicativo Meu INSS.
Por fim, atualmente o Instituto Nacional do Seguro Social também permite a comprovação de vida do beneficiário por meio de dados biométricos.
Qual a importância da comprovação de vida?
Para quem é beneficiário do INSS a comprovação de vida é extremamente importante. Afinal de contas, ela serve para garantir a segurança de todo o sistema da Previdência Social, já que evita a possibilidade de pagamentos de forma indevida.
Um outro ponto importante desse procedimento é que ele é responsável por manter a atividade dos benefícios. Ou seja, quem faz a prova de vida garante que seu benefício não será interrompido pela autarquia.
Além disso, por meio da comprovação de vida, os beneficiários podem fazer a atualização de suas informações cadastrais. Dessa forma, seus dados ficam sempre corretos,o que evita qualquer tipo de problema na hora de receber.
Passo a passo para fazer o procedimento
Como já vimos, existem algumas maneiras de fazer a comprovação de vida dentro do prazo que o INSS estipula. Então, basta escolher a forma que melhor atende às necessidades do beneficiário e concluir a ação de acordo com as orientações.
No entanto, é sempre bom entrar em contato com o INSS ou com a agência bancária responsável pelos pagamentos, para ter mais informações sobre como proceder e sobre os prazos.
Lembre-se que, deixar de fazer a comprovação de vida pode fazer com que seu benefício seja suspenso. E, caso isso ocorra, será necessário fazer a regularização das informações junto à autarquia.
Quem precisa fazer?
Uma dúvida comum entre os cidadãos brasileiros é quem realmente precisa fazer a comprovação de vida anualmente. Assim, vale destacar que todos aqueles que recebem aposentadorias ou pensões do INSS precisam passar pelo procedimento.
Além disso, qualquer outro tipo de beneficiário que receba um benefício através de conta corrente, conta poupança, ou cartão, também deve fazer a prova de vida a cada ano. Por fim, tanto para aqueles que recebem benefícios previdenciários, quanto para quem recebe benefícios assistenciais, como é o caso do BPC, é necessário fazer o procedimento para garantir a continuidade do benefício.
E agora que você já sabe mais sobre o fim do prazo da comprovação de vida do INSS, e caso faça aniversário em novembro, entre em contato com a autarquia e saiba o que fazer para evitar qualquer problema com o seu recebimento. Até a próxima!