Na última sexta-feira, dia 14 de junho, comemoramos o dia da manicure. Uma homenagem a essas profissionais que cuidam da saúde e beleza das unhas dos brasileiros. Assim sendo, entender quais são os benefícios do INSS para manicure é essencial, visto que, uma novidade importante para esse grupo, é que agora eles têm acesso aos benefícios previdenciários.
A medida, que o Governo assinou recentemente, visa garantir mais segurança financeira e tranquilidade em caso de necessidade.
Como a manicure faz para contribuir para o INSS?
Para que as manicures tenham acesso aos benefícios do INSS é necessário que contribuam mensalmente com a Previdência Social, assim como todos os trabalhadores.
Existem duas formas principais de contribuição:
Microempreendedor Individual (MEI)
A inscrição como MEI oferece uma alíquota reduzida de apenas 5% sobre o salário mínimo, resultando assim, em uma contribuição mensal de R$ 70,60 para as manicures, uma vez que elas são prestadoras de serviço.
No entanto, os benefícios concedidos pelo INSS nessa modalidade sempre terá o valor de um salário mínimo.
Contribuinte individual autônomo
Nesta modalidade a manicure pode optar por pagar uma alíquota de 20% sobre o salário de contribuição, que varia do salário mínimo até o teto do INSS, atualmente R$ 7.786,02.
Além disso, também é possível contribuir com 11% sobre o salário mínimo.
Importante saber que optar pela formalização traz benefícios significativos como a segurança previdenciária e a possibilidade de acesso a empréstimos com condições especiais, além de garantir direitos previdenciários importantes para o futuro.
O que é contribuinte individual autônomo?
O contribuinte individual autônomo é aquele que trabalha por conta própria sem vínculo empregatício e contribui para a Previdência Social como segurado obrigatório.
Este tipo de contribuinte tem acesso aos mesmos benefícios previdenciários que os trabalhadores com carteira assinada, desde que mantenha suas contribuições em dia.
Dessa forma, contribuir como contribuinte individual proporciona segurança previdenciária, permitindo que a manicure tenha acesso a todos os benefícios que o INSS oferece aos colaboradores da Previdência, conforme suas necessidades ao longo da vida.
Quais são os benefícios do INSS para manicure?
Bem como todos os contribuintes, as manicures que colaboram com o INSS têm direito a diversos benefícios previdenciários, o que proporciona a segurança e amparo em diversas situações.
Vejamos abaixo quais são os principais:
Aposentadoria por idade
Primeiramente, cabe observar que para as manicures que cumprirem os requisitos de idade e tempo de contribuição é possível se aposentar recebendo um benefício mensal.
Aposentadoria por invalidez
Caso a manicure se torne permanentemente incapaz de exercer sua atividade devido à doença ou acidente, ela poderá receber uma aposentadoria por invalidez.
Auxílio-doença é um dos benefícios do INSS para manicure
O auxílio-doença é um benefício que a manicure recebe caso fique temporariamente incapaz para o trabalho devido à doença ou acidente.
Salário maternidade
O salário maternidade, assim como o nome sugere, garante a manicure segurada do INSS a concessão de um salário no período de 4 meses após o nascimento, adoção ou aborto não criminoso de um filho
Além destes, os dependentes da manicure também têm direito a benefícios como pensão por morte e auxílio reclusão.
Portanto, a formalização da contribuição previdenciária como contribuinte individual ou MEI é essencial, pois, além de assegurar benefícios do INSS para manicure, também fortalece o setor de serviços. Isso promove mais estabilidade financeira e qualidade de vida, tanto para essas profissionais como também para seus familiares.