Saber como consultar saldo do FGTS é muito importante para todos os trabalhadores que trabalham com carteira assinada. Afinal, sabendo o saldo, é possível checar se o patrão está depositando corretamente, antecipar saque-aniversário e muito mais.
Pensando nisso, hoje trouxemos um guia com as melhores formas de fazer essa consulta, com o passo a passo de cada uma para te ajudar. Então, leia até o final e esclareça todas as suas dúvidas.
Quais as formas de consultar saldo do FGTS?
A boa notícia é que tem como consultar saldo do FGTS de várias formas diferentes. Por isso, você pode escolher a que acha mais cômoda. Veja a seguir as 5 principais maneiras de se fazer isso.
1. App do FGTS
Consultar o saldo do FGTS pelo aplicativo é uma das formas mais práticas e rápidas, pois o app FGTS, desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, está disponível para download nas lojas de aplicativos para Android e iOS.
Para começar, baixe o aplicativo na Google Play ou App Store. Após a instalação, abra o app e selecione a opção “Entrar no aplicativo”. Se você ainda não tem cadastro, clique em “Cadastre-se” e preencha os dados solicitados, como CPF, nome completo, data de nascimento, número de telefone e e-mail. Em seguida, crie uma senha numérica de pelo menos seis dígitos e confirme.
Depois de cadastrar, você receberá um código via SMS para vincular seu telefone ao CPF. Insira o código no app e ative sua conta através do link enviado para o seu e-mail. Após a ativação, faça login com seu CPF e senha. Então, na tela inicial, você verá o saldo total do FGTS e poderá acessar extratos detalhados dos depósitos e movimentações.
2. App da Caixa
Outra forma de consultar saldo do FGTS é pelo Internet Banking da Caixa, ideal para quem é cliente da CEF já utiliza a plataforma bancária. Veja então um passo a passo para te ajudar:
- Vá até o site oficial da Caixa Econômica Federal e clique em “Acessar minha conta” ou baixe o app no seu celular;
- Insira o número da sua agência, conta e senha eletrônica. Se você ainda não tem uma senha eletrônica, é possível cadastrá-la no próprio site, mas será preciso confirmar em um caixa eletrônico da Caixa;
- Após fazer login, procure a seção “FGTS” no menu de serviços;
- Por fim, clique na opção para consultar o saldo do FGTS. Assim, você poderá visualizar o saldo disponível, consultar extratos detalhados e verificar os depósitos feitos pelo empregador.
3. Mensagem de texto
Consultar saldo do FGTS por SMS é outra maneira muito prática e rápida de se manter informado sobre o seu fundo de garantia. Para cadastrar seu número e receber as mensagens você deve seguir esses passos:
- No seu celular, envie a palavra “FGTS” para o número 28890;
- Você receberá uma resposta pedindo para informar seu CPF e data de nascimento. Então, envie essas informações conforme solicitado;
- Após enviar seus dados, você receberá uma mensagem de confirmação de cadastro.
Depois de cadastrado, você começará a receber mensagens periódicas com informações sobre o saldo e os depósitos feitos no seu FGTS. Aliás, esse serviço é gratuito e ideal para quem não tem acesso constante à Internet ou, então, prefere não usar aplicativos.
4. Telefone para consultar saldo do FGTS
Por falar em falta de acesso à Internet e falta de familiaridade com aplicativos, você também pode consultar saldo do FGTS por ligação:
- Disque 0800 726 0207, que é o número de atendimento da Caixa Econômica Federal;
- Siga as instruções do menu eletrônico e selecione a opção referente ao FGTS;
- Tenha em mãos seu CPF e o número do NIS (Número de Identificação Social), pois você precisará informar esses dados para acessar as informações do seu saldo;
- Após fornecer os dados solicitados, você poderá ouvir o saldo disponível do seu FGTS.
Esse serviço é gratuito e está disponível 24 horas por dia, o acesso às informações do seu FGTS de forma rápida e segura.
5. Tirar extrato físico para consultar saldo do FGTS
Por fim, também tem como consultar saldo do FGTS tirando um extrato físico. Dessa maneira, você consegue ter uma visão bem detalhada da situação do seu fundo de garantia, como as datas de depósito, por exemplo:
- Vá até a agência da Caixa Econômica Federal mais próxima com seus documentos pessoais, como RG e CPF;
- No atendimento, peça ao funcionário para emitir um extrato do seu FGTS. Assim, eles poderão imprimir o documento na hora;
- Outra opção é utilizar um caixa eletrônico da Caixa. Insira seu cartão cidadão e selecione a opção “FGTS” no menu. Escolha “Extrato” e o documento será impresso.
Gostou de saber como consultar saldo do FGTS? Agora é só escolher a forma que você ache mais cômoda e ficar