Nunca se ouviu falar tanto em marketing digital como nos dias de hoje. E com razão: a relevância do bom uso das estratégias de marketing é inegável para toda e qualquer empresa que deseja se destacar no mercado.

Há algum tempo atrás, não eram muitas as empresas adeptas do Inbound Marketing, definido como “o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante.” Hoje a realidade é outra. Como diz o provérbio “quem não é visto, não é lembrado”, e para ser visto é preciso atrair os clientes oferecendo-os algo que agregue algo a mais a quem lê.

Mas então não é só alimentar a minha página com conteúdo? Definitivamente não. Mas há uma explicação para isso e você poderá entender melhor como criar um conteúdo relevante.

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Tenha um foco

Querer abraçar o mundo não é uma opção. Para quem você está escrevendo? Se seu texto busca atingir mulheres entre 20 e 40 anos, que sejam mães e busquem compreender melhor o universo da maternidade, sua linguagem será uma.

Se seu texto, por sua vez, procura conversar com jovens empreendedores na área da tecnologia, sua linguagem deverá ser totalmente diferente da utilizada no primeiro exemplo.

Mas um mesmo redator pode escrever bons textos para esses dois públicos? Com toda certeza sim. Flexibilidade e adaptabilidade para redatores é uma característica louvável nos dias de hoje.

A partir do momento que você conhece os anseios, sonhos, medos e dúvidas da sua persona, adaptar a linguagem do texto a ela torna-se uma tarefa muito mais simples. Um texto nada mais é do que uma conversa, aproxime-se do seu leitor e ofereça-os exatamente aquilo que ele procura.

Qualidade acima de tudo

Só por ter cumprido a tarefa acima, não quer dizer que seus problemas estão resolvidos e seus textos serão ótimos, a partir de agora. Na verdade, é aqui que entra a parte mais difícil. Segundo a MBA Digital, quando assumimos uma identidade tudo fica mais fácil, e com o conteúdo não é diferente.

Como me destacar em meio a tanto conteúdo? Oferecendo textos melhores que o da concorrência, meus caros amigos. Essa é a resposta.

O marketing digital trouxe consigo uma enxurrada de textos, com seus diferentes níveis de qualidade, mas todos buscando a melhor posição nos mecanismos de busca da web.

Nessa verdadeira guerra em busca do primeiro lugar, utilize suas melhores armas. Ferramentas de SEO vão te ajudar, mas de nada valerão se seu conteúdo for ruim.

Não escreva um texto totalmente genérico, somente com o objetivo de rankear nos mecanismos de busca. Para obter as melhores posições no Google, Bing e Yahoo, seu texto precisa ter qualidade. É preciso oferecer conteúdo relevante ao seu leitor. Ou seja, não é qualquer conteúdo que irá te trazer os leads que tanto almeja.

Pode até ser que um texto sem tanta qualidade, porém bem trabalhado em termos de SEO, consiga um bom posicionamento nas buscas. Mas será que é só isso que você precisa. O que realmente conta não é que a pessoa entre na sua loja. Queremos que ela entre, goste e volte. Se além de voltar, ela ainda te recomendar para mais gente, ÓTIMO, era aqui que queríamos chegar.

O que se pode concluir, é que em meio ao “boom” do marketing digital, a melhor arma é o conteúdo de qualidade. Já sabemos trabalhar bem a palavra-chave, sabemos também fazer bons links internos e externos, além de um CTA de fazer inveja.

Mas em meio a tantas técnicas, perdemos a essência da escrita. As regras calculadas a todo instante tornaram a maioria dos textos robóticos e sem conteúdo.

Vejo a internet como uma grande praça de alimentação num feriado. Vemos pessoas por toda a parte, todas querendo desesperadamente consumir alguma coisa, buscando por aquilo que mais as agrade. Entre tantos restaurantes, quem será escolhido pode não ser o mais bonito, o mais cheio, o mais barato, mas sim aquele que oferece o melhor alimento.

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