Você deve estar se perguntando o que será que vem por aí de novidades em um mercado que vive em constante movimento, como o marketing digital? Que tendências podemos esperar para 2023 e o que de mais criativo e audaz será lançado neste ano? No setor de jogos de cassino online, podemos constatar em 2022 uma grande movimentação acerca das empresas de cassino online, principalmente as que anunciam jogos de cassino que ganha dinheiro de verdade, uma forte tendência ao crescimento e um maior poder de retenção dos clientes já cadastrados.
E certamente, tudo isso se deve ao fato de as empresas estarem investindo com mais afinco e vigor em publicidade e marketing. Haja visto as casas de apostas esportivas que, com o recém terminado evento da Copa do Mundo do catar, mostrou ao mundo inteiro que a propaganda é e sempre foi a alma do negócio!
Em todos os jogos e na maioria das equipes e atletas principais, notamos a presença de pelo menos um patrocinador ligado a apostas esportivas online, e isso se deve ao grande sucesso que podemos já prever entre o marketing digital e as casas de apostas online. Com isso em mente, vamos então traçar aqui algumas ideias do que pode vir pela frente na área. Siga conosco aqui na leitura!
Inovações e Tendências na Área
Um dos principais pontos que podemos citar como tendência na área de marketing digital é o crescimento do Conversational Marketing. E o que de fato vem a ser isso?
O Conversational Marketing (ou Marketing de Conversação) nada mais é do que a utilização de ferramentas já existentes e aplicativos de mensagens e conversas, como o Whatsapp, como um canal de relações B2B entre clientes e prospects, ou seja, todos querem um canal de comunicação imediato nos dias de hoje, e não apenas ter um contato via e-mail ou chat.
Os brasileiros, mais do que todas as nacionalidades que temos em mente, se acostumaram a resolver tudo pelo celular e pelo Whatsapp, em especial. Agendar consultas, fazer reuniões, tirar dúvidas sobre serviços e produtos e até mesmo compras ficou mais fácil e prático com apenas alguns cliques. A empresa então precisa estar preparada para toda essa adaptação, criando chatbots e automações de atendimento por conta do fluxo intenso de chamadas e mensagens. Esse sistema permite criar conversas que irão reforçar vínculos entre empesas e clientes, por meio de fluxos humanizados de mensagens, o que a curto prazo, ajuda s leads e clientes a resolverem problemas com as soluções que são oferecidas pelos negócios da empresa.
Aumento do Alcance de Networking por Eventos Híbridos
2023 deve se consolidar como o ano em que os eventos híbridos irão dominar os meios das empresas. Ao mesmo tempo em que estávamos sentindo falta do contato físico proporcionado pelas reuniões presenciais, a facilidade trazida com o trabalho remoto e reuniões virtuais não devem ser deixadas de lado este ano.
Assim, os trabalhos híbridos permitem que se contrate talentos que estejam fisicamente distantes, e os eventos surgidos que podem combinar o presencial com os vídeos torna-se ideal nestes casos, levando conteúdo e networking a muito mais pessoas espalhadas pelo mundo. Em dois dias de eventos, pode-se atingir um público gigante, que através das palestras workshops e entrevistas online têm a chance de participar ativamente de tudo o que está acontecendo ao seu redor, sem precisar se deslocar.
Um outro ponto que podemos citar aqui nesta parte é que as vendas e o marketing continuarão a caminhar juntos, ou seja, a eficiência de um está diretamente relacionado ao sucesso do outro. É preciso então que as duas áreas andem em sintonia, planejando, criando e analisando todo o processo de forma unificada e coesiva. O marketing, vendo por esse lado, precisa passar a olhar todo o processo como um funil completo, desde o momento da aquisição até o resultado final.
Ferramentas de marketing e vendas nunca precisaram estar tão integradas como agora. Dessa forma, se vê a possibilidade da troca de informações e dados nas áreas, garantindo assim a visibilidade durante toda a jornada desenvolvida na operação.
Redes Sociais e Mídia Paga
Um dos responsáveis pelo consumo aumentado de conteúdo na internet desde a invenção de Facebook e Instagram tem sido o TikTok, que tem feito que os seus concorrentes diretos mudassem totalmente a forma com que seus conteúdos são veiculados. O Instagram, por exemplo, começou a ser visto como uma grande vitrine de exposição de produtos focada em vídeos rápidos e curtos.
Isso já está sendo bem feito pelo TikTok e as outras redes sociais em vão tentam copiar o modelo de negócios da mais atual rede, ou seja, está sendo bem mais lucrativo e menos custoso para as empresas investir no aplicativo das danças, ao invés de focar nos anteriores. Os especialistas em mídia paga também afirmam que é preciso focar em 2023 em uma maior personalização de comunicação com o usuário, através de ferramentas de Ads que trabalhem como seus próprios algoritmos na definição de segmentações com base nos dados da conta apresentada.
Até mesmo redes mais voltadas para os negócios e emprego, como o Linkedin vem apostando fortemente no formato de vídeos curtos, que além de educativos, motivacionais, apresentam de maneira direta e sucinta seus produtos e sua marca. Além da divulgação, serve como ótima fonte de inspiração e construção de audiência e reconhecimento de marca, favorecendo assim o seu fortalecimento no mercado.
E o marketing de influência continuará forte! Nunca tivemos tantas pessoas se tornando influencers do dia para a noite. O investimento em parcerias entre influenciadores digitais e marcas nunca foi tão requisitado, e essa estratégia tem dado certo de uns 10 anos para cá. É possível construir autoridade e ampliar a visibilidade de um produto ou serviço através de vídeos criados por influenciadores, que logo se espalham por diversos canais e meios de comunicação.
O que vemos então é que diversas tendências na área estão a se expandir diariamente.