O crédito para MEI é uma das principais medidas que o atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem implementando em seu mandato.
Dessa forma, são muitas as opções que os Microempreendedores Individuais têm, para alavancar seu pequeno negócio, ou mesmo para se manter no mercado em que atuam.
Para saber mais sobre as opções de crédito para MEI, disponíveis no governo Lula, basta ficar com a gente até o final e acompanhar a leitura!
Crédito para MEI no governo Lula, saiba mais
No último dia 10 de outubro o atual Presidente da República, Lula (PT), aprovou uma nova lei, que tem como principal objetivo, dar mais apoio aos cidadãos que atuam como Microempreendedor Individual, ou MEIs.
Dessa forma, 4 novos programas deverão começar a valer em breve. E o foco desses programas é incentivar o empreendedorismo e tornar o acesso a linhas de crédito mais fácil para os MEIs. Com esse crédito para MEI, o Governo Federal tenta criar melhores condições para que esses trabalhadores contratem financiamentos e quitem suas dívidas.
Ademais, o governo também está oferecendo uma garantia de mais de R$ 1,5 bilhão para as instituições financeiras, para quem aderir ao programa e contribuir com esses trabalhadores.
Educação financeira para esses trabalhadores
Além do crédito para MEI, o Ministério do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e o Governo Federal também deverão promover uma maior educação financeira para quem trabalha como PJ.
O ministro Márcio França, falou recentemente que o Cartão MEI deverá dar acesso a um portal da pasta. Nesse portal, o trabalhador poderá encontrar diversos conteúdos educativos.
Além disso, o ministro também afirmou que os juros do crédito para Microempreendedores Individuais também ficará menor a cada curso e conteúdo que os cidadãos finalizar. E isso deverá incentivar esses trabalhadores a estudar e se aprofundar nesse assunto.
Outra novidade, segundo o chefe da pasta de Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, é o lançamento de novas opções de linhas de crédito. É o caso da volta da renovação de frota de táxis.
Sendo assim, essa medida também deverá ampliar alguns outros programas que já estão em funcionamento, como o PRONAMP. Esses programas terão prazos e períodos de carência maiores, para facilitar as contratações das linhas de crédito.
Programas de crédito para MEI
Segundo informações, o governo Lula deverá lançar algumas linhas de crédito para MEI. Dessa forma, entre elas, podemos destacar:
- Acredita no Primeiro Passo: Esse programa deverá conceder linhas de crédito para os MEIs. Além disso, também vai oferecer a opção para renegociar dívidas em aberto;
- Procred 360: Voltado para Microempreendedores Individuais que faturam até R$ 360 mil. O programa deverá ofertar empréstimos com uma porcentagem de metade dos juros que o mercado pratica;
- EcoInvest Brasil: O intuito dessa iniciativa é atrair investimentos externos. Dessa forma, o foco é fazer a transição energética e promover a bioeconomia;
- Desenrola Pequenos Negócios: No início, quem administrava esse programa era o Banco do Brasil. Agora deverá ser a Caixa Econômica, quem fará essa administração. Com isso, o Governo Federal está oferecendo incentivos fiscais para instituições que facilitem a renegociação de dívidas e restrições no CPF e no CNPJ dos MEIs. E isso vale até o fim deste ano.
Então, agora que você já sabe mais sobre o crédito para MEI, conheça mais sobre essas iniciativas do governo Lula e melhore a situação financeira do seu negócio ainda este ano!