A declaração MEI 2025 é obrigatória porque todo microempreendedor individual deve informar o faturamento bruto de 2024 para a Receita Federal. Essa declaração deve conter detalhes da receita e da área em que a empresa está inserida, seja comércio, seja indústria e serviços. Além disso, esse documento informa sobre a contratação de novos funcionários também.
Todo microempreendedor individual deve entregar a declaração MEI 2025 para manter o CNPJ em situação regular e evitar transtornos como multas. Os microempreendedores individuais têm até o dia 31 de maio de 2025 para entregar esse documento para a Receita Federal. Logo abaixo, vamos ensinar como preencher a declaração de MEI deste ano. Confira:
Como fazer a declaração MEI 2025?
Atualmente, o processo de declaração MEI 2025 é simples e pode ser feito em apenas alguns minutos de forma digital. Veja o passo a passo:
- Primeiramente, acesse o portal do Simples Nacional para iniciar a declaração;
- Em seguida, insira seu CNPJ e selecione o ano de 2024;
- Agora, você vai escolher o tipo de declaração. Clique em Original se essa é a primeira vez que esse documento está sendo preenchido;
- Então, regularize as declarações pendentes se os DAS (Arrecadação do Simples Nacional) de 2024 não foram gerados. Nesse caso, o sistema irá notificar sobre essa necessidade;
- Se necessário, acesse o PGMEI para regularizar todos os boletos pendentes antes de continuar com a sua declaração. Apesar disso, o pagamento imediato não é necessário para prosseguir com o preenchimento do documento;
- Agora, você vai informar o faturamento separando a receita entre comércio, indústria e serviços;
- Depois disso, insira a soma das duas fontes no campo de Receita Bruta Total;
- Em seguida, insira a quantidade de funcionários e se houve a contratação de novos colaboradores no ano anterior;
- Por fim, revise todas as informações e clique em Continuar.
O sistema vai anunciar um resumo com todos os DAs gerados e que já foram pagos. Então, clique em transmitir para gerar o boleto automaticamente e salve para apresentações futuras do comprovante.
Regras da declaração MEI 2025
Em primeiro lugar, a declaração MEI 2025 é obrigatória e o prazo de envio deve ser respeitado para evitar a aplicação de multas e até a exclusão no regime simplificado. Essa situação compromete o acesso a diversos benefícios do INSS e até a possibilidade de emissão de notas fiscais. Por isso, os microempreendedores devem entregar esse documento até o dia 31 de maio de 2025 para evitar esses transtornos.
Além disso, algumas regras trarão mudanças como a emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Os microempreendedores deverão inserir o Código de Regime Tributário (CRT) 4-Simples Nacional-MEI em todas as operações. Essa medida torna o controle fiscal e outros regimes tributários mais organizados.
Ademais, o faturamento do MEI pode aumentar com a aprovação do Projeto de Lei Complementar 108/21. Desse modo, a declaração MEI 2025 atenderia microempreendedores com faturamento de até R$130 mil anuais em vez de 81 mil reais que é o valor limite para essa categoria atualmente.