Pular para o conteúdo

Renegociação de dívida do MEI: veja dicas e como fazer

Compartilhe:
Logo do serviço MEI
IMAGEM - Gov.BR

A renegociação de dívida do MEI é uma possibilidade para os empreendedores que desejam regularizar pendências do Simples Nacional. O prazo para essa negociação foi estendido até o dia 31 de janeiro de 2025. Essa extensão do prazo faz com que os pequenos empreendedores consigam quitar seus débitos para investir em seus negócios de maneira mais sustentável. Então, veja dicas e como fazer essa negociação a partir de agora:

Veja dicas e como fazer renegociação de dívida do MEI

Recentemente, a renegociação de dívida do MEI ganhou uma novidade que deve ajudar muitos empreendedores a regularizar a situação para manter seus negócios de forma sustentável. Os empresários têm acessos a benefícios que podem ser o divisor de águas para manter seus negócios em dia. Essas pessoas têm descontos de até 100% dos juros e encargos atrelados aos seus débitos anteriores. Além disso, os microempreendedores podem parcelar as dívidas em até 133 vezes para não pesar nas contas mensais e garantir que consigam quitar os débitos atrasados.

Os pequenos negócios têm uma oportunidade de ouro de manter seus negócios evitando penalidades e até a exclusão do Simples Nacional por causa desses benefícios fiscais. Logo abaixo, vamos ensinar o passo a passo para fazer sua renegociação das dívidas do MEI. Confira:

Veja como fazer a renegociação de dívida do MEI

Qualquer empreendedor pode fazer a renegociação de dívida do MEI por meio do programa de regularização do Portal do Simples Nacional ou pelo sistema Regularize, da PGFN. Esse processo é muito prático e qualquer um pode realizar a regularização de forma rápida e digital.

Essa iniciativa foi criada para facilitar que todos possam resolver as pendências sem que tenham barreiras burocráticas. Afinal, a digitalização permite que as pessoas tenham agilidade e consigam negociar seus débitos com alguns cliques. Veja o passo a passo:

  • Acesse o Portal do Simples Nacional;
  • Clique na opção MEI;
  • Faça o login com seu CNPJ ou CPF e senha;
  • Clique na opção de Parcelamento;
  • Em seguida, clique em Parcelamento de débitos do MEI;
  • Escolha a quantidade de parcelas que será exibida na tela;
  • Clique em Concluir se estiver de acordo com a operação.

Assim, basta realizar o pagamento mensal dessas parcelas para manter a renegociação de dívida do MEI ativa até a quitação desse débito para evitar os problemas advindos desse endividamento.

Situação brasileira de renegociação de dívidas do MEI

A Receita Federal apontou que 1,1 milhão de microempreendedores e 754 mil pequenas empresas precisam fazer a renegociação de dívida do MEI. Ao todo, as dívidas somam R$26,7 bilhões em débitos atrasados e isso fez com que essa negociação se tornasse possível. Os MEIs precisam fazer essa regularização para evitar a inscrição do débito na dívida ativa.

Com isso, o Governo Federal poderia requisitar a penhora de bens daqueles que estão inscritos nesse sistema de débitos. Por isso, a melhor maneira de evitar isso é a renegociação de dívida do MEI para aproveitar os benefícios e a facilidade para se manter regular novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.