O Cartão MEI é uma novidade do Governo Federal, que tem como objetivo incentivar a formalização de pequenos negócios e ajudar esses Microempreendedores Individuais a crescer no mercado em que atuam.
O anúncio da criação do programa aconteceu no último dia 16 de setembro e trouxe esperança para quem tem um pequeno negócio próprio e precisa de ajuda para se manter e para crescer.
A seguir, vamos te mostrar tudo sobre o Cartão MEI, além de listar as vantagens e benefícios dessa iniciativa. Além disso, você também vai ver como é o processo para solicitar o seu cartão. Então acompanhe a leitura e saiba mais!
Saiba mais sobre o lançamento do Cartão MEI
Para quem atua como Microempreendedor Individual, o anúncio do Governo Federal, que aconteceu na última segunda-feira, dia 16 de setembro de 2024 trouxe esperança e expectativa. Afinal, durante o anúncio, o Governo lançou o programa Cartão MEI, uma ferramenta específica para esses trabalhadores.
Com isso, o Governo pretende dar mais mais apoio no processo de formalização e na gestão desses pequenos empreendimentos. Ademais, a expectativa é que o programa simplifique operações e facilite o dia a dia de quem atua como MEI no Brasil.
A importância do Cartão MEI
Nesse primeiro momento, será o Banco do Brasil quem deverá introduzir o Cartão MEI para os trabalhadores do setor. No entanto, espera-se que, com o passar do tempo, mais instituições entrem para o programa também.
Com isso, o programa tende a crescer muito nos próximos anos, possibilitando a adesão de Microempreendedores Individuais de todos os estados do Brasil. Esse crescimento também deverá criar uma rede maior de suporte, com serviços importantes como crédito e programas de capacitação, por exemplo.
Dessa forma, o Governo Federal espera que o Cartão MEI faça uma grande diferença nas políticas públicas, a fim de incentivar o setor e promover o crescimento dessas pequenas empresas.
Quais os benefícios do programa?
Uma das principais vantagens do Cartão MEI é que ele deverá oferecer anuidade zero, ou seja, os Microempreendedores Individuais não precisarão pagar qualquer taxa, para utilizar o mesmo. Ele também terá funcionalidades de cartão de crédito e de débito, para uma solução completa para esses trabalhadores.
Além do layout, com uma logo exclusiva, o Cartão MEI também deverá ter um QR Code. Assim, ao fazer a leitura, o cidadão poderá acessar o Portal do Empreendedor de forma direta e rápida, onde encontrará informações e serviços importantes.
Por fim, quem aderir ao programa, também poderá aproveitar outros benefícios, como por exemplo:
- Taxa zero em anuidades de manutenção;
- Possibilidade de parcelar compras a vista;
- Opções para parcelar o valor das faturas;
- Facilidade de gestão, pagamento de contas e boletos em uma única ferramenta.
Para solicitar o cartão, em primeiro lugar é necessário ter o devido registro de Microempreendedor Individual, junto a Receita Federal. Além disso, é necessário entrar em contato com o Banco do Brasil, para obter mais informações a respeito da adesão ao programa.
Como se trata de uma iniciativa relativamente nova, é necessário ficar atento às próximas atualizações do Governo Federal a respeito do assunto. Assim, você saberá como solicitar e já poderá começar a aproveitar todas as vantagens do Cartão MEI. Até a próxima!